Guia Fácil CDC
Faça nova pesquisa:
 
Cadastre a sua empresa na Internet.
 
AULA DA SEMANA - Sua sala de aula online. Última atualização em: 01/09/2020 16:19:28.
SUMÁRIO
Selecione um assunto na caixa de seleção abaixo e clique no botão (Estudar a aula), para carregar o conteúdo. O sumário torna explícito o contexto de cada aula, já que no painel ao lado consta apenas a numeração. O acesso pode ser feito através de ambas as formas.
As planilhas abaixo estão disponíveis para download gratuitamente. Para baixá-las em seu computador, clique sobre os links. Se tiver aguma dúvida sobre como usá-las, entre em contato conosco.
 
 
 
 
 
 
CALCULADORA FINANCEIRA CDC V1
Em consonância com Hazzan e Pompeo (1.988, p. 1), através de uma definição genérica, “a matemática financeira visa estudar as formas de evolução do dinheiro com o tempo nas aplicações e pagamentos de empréstimos”. Todavia, está presente no cotidiano de quase todas as pessoas físicas e jurídicas. Ela ajuda a administrar tanto a vida pessoal quanto a profissional, oferecendo um norte e evitando enganos. Portanto serve para conjecturas, análises e previne dissabores entre as partes de um negócio.

Contudo, nem sempre os atores envolvidos a compreendem e sabem lidar com os números e funções. Talvez por falha no sistema de ensino, em que a escola pode ter deixado uma lacuna. Dessa forma, se não conhecem muito bem a referida matéria, menos ainda conseguirão lidar com as ferramentas disponíveis no mercado, tais como Microsoft Office Excel e Calculadora Financeira HP 12c, pois esses recursos exigem um mínimo de conhecimento técnico-científico.

Entretanto a falta de formação não suprime as inquietações, ou seja, quem nunca pensou em verificar se os juros cobrados num empréstimo estão em conformidade com o oferecido no ato da contratação? Ou, quem nunca ficou ansioso em saber o montante que poderá ter ao fazer uma aplicação financeira?

Por esse motivo, Guia Fácil CDC criou a Calculadora Financeira CDC V1. A qual é muito simples e fácil de usar. Para operá-la, o usuário independe de conhecimento matemático e técnico aprofundados.

Conheça-a agora mesmo, acessando o endereço: www.guiafacilcdc.com.br/calculadora/.
SEÇÃO DE INGLÊS - ENGLISH CLASSES
Agora você pode fazer um curso de inglês gratuito, bem estruturado, completo e excelente na USA Learns. O material e as aulas são exclusivamente em inglês, do básico ao avançado. Para começar, clique aqui ou no link abaixo e se inscreva: www.usalearns.org. Bons estudos.
USA Learns
SEÇÃO DOS MELHORES CURSOS ONLINE - COURSERA
"Coursera is an education platform that partners with top universities and organizations worldwide, to offer courses online for anyone to take."

Tradução: Coursera é uma plataforma de ensino que tem parcerias com universidades e organizações no mundo inteiro, para oferecer cursos on-line a todos os interessados em aprender.
Acessar Coursera
SEÇÃO DE CURSOS SUPERIORES GRATUITOS
AMPLIE AS POSSIBILIDADES PARA SUA CARREIRA COM O VEDUCA

Estude de graça, a qualquer hora, no seu ritmo, do seu jeito.
Explore 289 cursos das melhores instituições de ensino do mundo, como a USP (Universidade de São Paulo).
Conheça as opções de cursos certificados.
Acessar Veduca
ESTUDE NA FGV ONLINE
A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Clique no botão (FGV ONLINE) abaixo e veja as opções de cursos disponíveis.
FGV Online
ESTUDE NO MIT SEM SAIR DE CASA
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) disponibiliza o MIT Open Courseware, um serviço de e-learning ou educação a distância (EAD) completo com cursos gratuitos que podem ser feitos pela web. A área de abrangência é bastante ampla, com disciplinas que vão da química à economia, passando por física, biologia e, obviamente, ciência da computação. Exceto saber inglês, não há nenhum pré-requisito para acessar o conteúdo em texto e vídeo de todas as matérias. A fim de acessar o ambiente acadêmico virtual, clique no botão "acessar" que está localizado abaixo. E bons estudos!
MIT - Massachusetts Institute of Technology - Estudar online de graça
ACADÊMICOS ONLINE
Microsoft e Intel disponibilizam salas de aula virtuais, onde os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) podem se manter atualizados. O conteúdo é de altíssima qualidade e contribui com o aperfeiçoamento, especialização e formação. Confira e bons estudos!
Microsoft Virtual Academy Next Generation Center
LINKS INTERESSANTES
Algo Sobre Vestibular e Concurso   Biblioteca digital mundial   CAPES   Dicionário Michaelis   Enciclopédia
 
Ministério da Educação e Cultura (MEC)   Mundo Vestibular   Só Matemática   Virando Bixo    
CONVITE EXTRAORDINÁRIO
Prezado (a),

Gostaria de convidá-lo (a) para assistir a um filme que conta a história das coisas.
Seus 21m18s serão o maior investimento que fará em toda a sua vida.
Verdadeiramente, sua sobrevivência e dos seus entes queridos depende do link a seguir: clique aqui para assistir ao vídeo.
Faça bom proveito e repasse esta mensagem para o máximo possível de pessoas.

Saudações,

Raphael.
MENSAGEM DA SEMANA
"É importante saber para onde se está indo, ter inteligência para o futuro." - Domenico de Masi
COMPARTILHAMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
A todos aqueles que gostam ou estudam a Tecnologia da Informação (TI), o Prof. Raphael Trevizam disponibiliza alguns dos seus trabalhos acadêmicos, os quais foram desenvolvidos durante o curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação que concluiu no ano de 2010.
Estudo da tecnologia em uma empresa que comercializa produtos hospitalares     Estudo da criptografia para projetar uma nova infraestrutura de chave pública destinada à geração de identidade eletrônica  
Estudo da tecnologia de redes de computadores e telecomunicações em uma empresa do ramo metalúrgico     Governança de TI e Gestão da Qualidade Total  
Estudo da terceirização do departamento de TI embasado em metodologias e conjuntos de melhores práticas     Gestão de projetos para garantir a qualidade do produto, atingir a maturidade do processo de desenvolvimento e adquirir a certificação CMMI  
Também compartilha seu Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Educação Matemática, com o objetivo de contribuir aos estudos correlatos. O projeto deverá ser continuado, futuramente, em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. No estágio atual, teve como conceito a nota A.
MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: Concepções e práticas dos professores  
Clique aqui para visualizar a síntese do currículo profissional.
COMPARTILHAMENTO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
Seguem abaixo as perspectivas de alguns dos projetos arquitetônicos feitos por Raphael Trevizam, durante o período em que estudou engenharia civil.
Projeto 1   Projeto 2   Projeto 3   Projeto 4   Projeto 5
Observação: Caso queira saber como ficará a sua casa antes de construí-la, envie a planta baixa para o e-mail raphaeltrevizam@hotmail.com e veja aqui o resultado.
SUGESTÃO DE LIVROS
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Autor: Carlos Drummond de Andrade
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Autor: Bill Gates
 
A boa sorte
Autor (es): Alex Rovira Celma | Fernando Trias de Bes
   
Você pode!
Autor (es): Paul Hanna
 
Anjos e demônios
Autor (es): Dan Brown
   
Construindo uma vida
Autor (es): Roberto Justus
 
Fortaleza digital
Autor (es): Dan Brown
   
A perseguição
Autor (es): Sidney Sheldon
 
O código da vinci
Autor (es): Dan Brown
   
A senhora do jogo
Autor (es): Sidney Sheldon
 
O símbolo perdido
Autor (es): Dan Brown
   
Corrida pela herança
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Ponto de impacto
Autor (es): Dan Brown
   
Juízo final
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Casais inteligentes enriquecem juntos
Autor (es): Gustavo Cerbasi
   
Manhã, tarde e noite
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Investimentos inteligentes
Autor (es): Gustavo Cerbasi
   
Nada dura para sempre
Autor (es): Sidney Sheldon
 
O monge e o executivo
Autor (es): James C. Hunter
   
O céu está caindo
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Como transformar sua equipe no seu maior patrimônio
Autor (es): Lorraine Grubbs-West
   
O ditador
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Quem pensa enriquece
Autor (es): Napoleon Hill
   
O estrangulador
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Pense e enriqueça
Autor (es): Napoleon Hill
   
Quem tem medo de escuro?
Autor (es): Sidney Sheldon
 
Pacto
Autor (es): Orlando R. Petrocelli
   
Os segredos da mente milionária
Autor (es): T. Harv Eker
Leia livros digitalizados, através do:   Google Livros
UNIVERSIDADES / FACULDADES
Anhanguera   Cnec   Escola de Engenharia de Piracicaba / FUMEP   Fatec
Fatep   Fundação Getulio Vargas   Fit   Inesp
Ita   Mackenzie   Puc   Senac
Ufmg   Ufms   Ufpr   Ufrgs
Ufrj   Ufscar   Unb   Unesp
Unicamp   Unimep   Uninter   Unip
Unisul   Usp   Utfpr  
MURAL DE COMUNICADOS
Estudo divulgado pela revista Nature identifica os genes e processos mutagênicos que intervêm no desenvolvimento do câncer de mama, abrindo porta à pesquisa de novos remédios. Leia mais em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estudo-identifica-genes-e-mutacoes-que-causam-cancer-de-mama
"O Google se tornou parte de uma empresa ainda maior chamada Alphabet, para separar suas atividades principais (busca, Android, YouTube) dos projetos mais malucos da empresa (robôs, carros autônomos, drones de internet). Após divulgar seu resultado financeiro, a Alphabet ultrapassou a Apple e – como previsto – se tornou a empresa mais valiosa do mundo. Segundo a CNBC, o valor de mercado da Alphabet está em cerca de US$ 570 bilhões, contra US$ 535 bilhões da Apple. Isso aconteceu por dois motivos. Primeiro, a Apple está numa situação preocupante: as vendas de iPhone cresceram no ritmo mais lento desde sua estreia em 2007, e este trimestre deve trazer a primeira queda de receita dos últimos treze anos. Enquanto isso, a Alphabet está indo muito bem, obrigado. Ela superou as expectativas com receita de US$ 21,3 bilhões e lucro líquido de US$ 6 bilhões entre outubro e dezembro – ambos são recordes para a empresa." - Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/google-resultado-1q-2016, em 02/02/2016.
Computação cognitiva: O termo é novo e ainda complicado de entender — mas promete guiar a nova era da tecnologia da informação, em que computadores pensarão quase como seres humanos. Leia mais em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/06/sete-maneiras-de-computacao-cognitiva-mudar-vida-das-pessoas.html
ÁGUA: O problema está apoiado no modelo de gestão da sociedade. Fica nítida a impossibilidade de gerir um planeta com recursos naturais finitos de forma linear. Portanto a culpa não é da água, nem da chuva, muito menos do clima. Todavia, resulta da incapacidade administrativa dos governos. Faz-se necessário planejamentos eficientes, além da revisão dos conceitos e paradigmas adotados. Talvez seja o momento de recriar a sociedade. Nossos governantes precisam parar de focar apenas o dinheiro e não podem ceder a qualquer custo para as pressões dos setores da economia. Mas do que estou falando? Suponhamos que uma cidade, como Rio das Pedras, tenha recebido 4.000 (quatro mil) novas casas nos últimos cinco anos. Cada residência, com duas ou três pessoas, consome em média de 500 (quinhentos) a 1.000 (um mil) litros de água por dia. Sendo pessimista e considerando o maior consumo médio ao cálculo, as novas moradias demandarão 4.000.000 (quatro milhões) de litros por dia ou 1.460.000.000 (um bilhão e quatrocentos e sessenta milhões) de litros ao ano. Caso o governo local deixe de investir em novas formas de captação e armazenamento de água, faltará água. Isso é óbvio. Daí não adianta culpar São Pedro, nem ninguém. Raciocínio equivalente vale para o crescimento populacional desenfreado versus desmatamento, entre outros.
Uma crítica ao artigo de Barjas Negri – Irresponsabilidade federal versus Grupo Dedini: Bom, tudo isso que está acontecendo ao nosso redor tem uma explicação lógica, e ela está no filme In Time - O preço do amanhã, na tradução para o português. Caso não tenha assistido ainda, por favor, assistir. De outra forma, não estaria a resposta na teoria do apocalipse populacional? Durante um debate com uma professora do curso de pós-graduação, disse o seguinte: "O ser humano transcendeu milênios com seu estilo de vida arcaico e rudimentar em que, outrora, o planeta jamais abrigou tantos habitantes como na atualidade. Todavia, a humanidade tem conquistado avanços tecnológicos significativos a partir de meados do século XVIII, com a origem e disseminação da Revolução Industrial, colocando como centro das atenções o sistema capitalista, o qual demonstrou diversas vezes ser falho. As crises mundiais de 1929 e 2008 são as mais importantes. Todavia é inegável a "melhoria na qualidade de vida" em favorecimento ao crescimento populacional, dependendo do ponto de vista. Contudo, o planeta tem condições de suportar essa demanda? E seria o atual paradigma eficiente ao equilíbrio? Consentâneo com especialistas, o aumento exponencial da população (1 bilhão em 1800, 2 bilhões em 1930, 3 bilhões em 1960, 4 bilhões em 1974, 5 bilhões em 1987, 6 bilhões em 1999, 7 bilhões em 2011) continuará. Para alguns agrônomos, o planeta comporta ou consegue alimentar de 10 a 15 bilhões de habitantes. Entretanto, com o capitalismo em vigor? Um framework capaz de nos ajudar a fazer esses cálculos é o CPP (Curva de Possibilidades de Produção) da área de economia. Nesse sentido, por focar única e exclusivamente o dinheiro, a cultura econômica vigente acaba se tornando um peso ou atraso para a sociedade. Já deveríamos ter carros elétricos... enfim, responsabilidade ecológica. Agora, por que as críticas parecem sem sentido? Como resposta, pode-se concluir a prisão ao sistema adotado. Afinal, aparentemente, ninguém quer criar um novo modelo de vida. Desse modo, o homem fica inventando soluções dentro do problema, sem se desvencilhar dele. Daí, é mais fácil se justificar dizendo que é assim mesmo e ponto final." Portanto, os problemas enfrentados pela nossa sociedade podem ser propositais ou não. Como saber? Afinal, creio que nenhum governo quer mais fazer uso de armas químicas, como a bomba atômica, porque seus danos são excessivamente prejudiciais. Assim sendo, talvez partam para alternativas menos agressivas, como armas biológicas ou outros meios. Inclusive, será que as últimas catástrofes são realmente naturais? Depois vem uma figura ilustre, como Barjas Negri, publicar no Jornal de Piracicaba que o Grupo Dedini está ameaçado por causa de irresponsabilidade federal. Enquanto as pessoas ficarem pensando dentro da "caixa", não enxergarão o verdadeiro problema. FINALMENTE, O ETANOL SÓ SERÁ UMA FONTE DE ENERGIA LIMPA E SUSTENTÁVEL, QUANDO NÃO HOUVER MAIS QUEIMADA NOS CANAVIAIS.
© 2020 FAÉ Informática e TI | Todos os direitos reservados | Termos de uso | Fale conosco